Para o Web FestVALDA, o rock acaba aos 40.

Quando este blog foi criado, um dos critérios seria de que o mesmo só deveria ser usado para divulgação da banda Rockmóvel. Opiniões particulares, tanto dos membros da banda quanto da equipe de suporte do blog, deveriam ser publicadas por meios particulares.

Porém abrirei uma exceção, já que a opinião é particular, mas o assunto tem haver com a banda.

Ontem recebemos através do Facebook da banda um convite para nos inscrevermos no Web FestVALDA, um festival de música promovido pelo Laboratório Canonne. Logo no início do regulamento do festival ficou claro que o mesmo se destinava a estudantes universitários que fossem membros de banda nova (?). 

Como na nossa banda ninguém está atualmente cursando universidade (que eu saiba), logo perdi o interesse na inscrição, mas não no regulamento e prossegui lendo, até que esbarrei em uma das cláusulas do aludido documento.

No item 3.1 do capítulo "Da formação da banda" está disposto que a idade de CADA UM DOS INTEGRANTES deve ser de no mínimo 18 anos e no máximo 40 anos. O Web Festivalda deixa claro que, a banda que tiver entre seus membros músicos com 40 anos ou mais, mesmo que universitários, será desclassificada.

O fato de o festival ser voltado exclusivamente para os músicos universitários é, mesmo que questionável, tolerável, mas no caso da cláusula que impõe idade máxima de 40 anos, completados até 31 de julho de 2012, não dá pra engolir.

Limitar a idade mínima eu concordo, afinal, qualquer pessoa que não tenha completado 18 anos não é plenamente capaz de exercer e, ou, praticar todos os atos da vida civil. Mas quanto a idade máxima, não  dá pra concordar.

Dois membros do Rockmóvel já ultrapassaram a barreira imposta pelo festival e tem mais de 40 anos e os outros três restantes logo estarão quarentões também. Estamos em plena atividade musical, compondo, nos apresentando e contribuindo para a cultura nacional. Nossa insistência em continuar tocando rock n´roll, ou melhor dizendo, nossa longevidade na carreira musical (cada um de nós tem pelo menos 20 anos batalhando nesse ramo) não deveria ser um empecilho para a divulgação do nosso trabalho.

Sei que não é intenção dos organizadores desrespeitar os músicos mais antigos, entendo que o festival é deles e eles fazem as regras que quiserem, mas me sinto desprestigiado e venho a utilizar este espaço para transmitir minha indignação. Limitar a participação de bandas por seus membros não terem a oportunidade de passar no vestibular para universidades públicas ou grana pra bancar as particulares é uma coisa, mas limitar por velhice é ruim de aturar.

E ainda dizem que a vida começa aos 40...

Hoje é rock off!

Marlo George.
Tecnologia do Blogger.